Quais as vantagens de anunciar na internet em relação às mídias tradicionais?

Com a evolução da tecnologia, passou a ser mais eficiente anunciar na internet do que nas mídias tradicionais. Isso acontece porque as pessoas estão cada vez mais conectadas e usando a internet. E por isso, as marcas precisam ir aonde o público está.

Mesmo assim, as mídias tradicionais ainda são utilizadas. Porém, não possuem a mesma importância que tinham antes. Afinal, o comportamento do consumidor mudou. Daqui para frente mais a internet será usada para divulgação.

No artigo de hoje vamos falar sobre as vantagens de anunciar na internet. Veja como começar a fazer e onde você pode fazer esses anúncios. Assim, você pode aumentar as suas vendas, confira!

Desenho de personagem de desenho animado

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Melhor anunciar na internet ou nas mídias tradicionais?

Essa é uma das principais dúvidas de quem já possui um negócio e quer ter maior alcance. As duas formas possuem as suas vantagens e desvantagens. Contudo, ao fazer comparações, anúncios na internet são mais vantajosos.

Em primeiro lugar, vamos relembrar o que são as mídias tradicionais. Elas são:

  • Rádio;
  • Televisão;
  • Revistas;
  • Jornais impressos;
  • Outdoors.

Por muito tempo as mídias tradicionais foram usadas para vincular as propagandas. Elas não estão extintas, mas a internet se tornou o principal local para anunciar.

Acontece que na internet sua empresa tem um maior alcance, afinal, pode-se falar com várias pessoas, até fora do país.

Forma

Descrição gerada automaticamente

Só que o seu planejamento também vai definir qual dos dois tipos será mais viável para a sua empresa.

Por exemplo, uma microempresa pode não ter condições financeiras para anunciar na televisão. Porém, vemos grandes marcas ainda investindo nesses meios tradicionais. Isso porque eles são ainda muito importantes para o público da marca.

Se você está começando o seu negócio, com certeza a internet é a melhor opção. Ela é mais acessível e você pode fazer anúncios com um orçamento mais baixo.

Conforme o tempo, caso o seu negócio veja necessidade e tenha um bom orçamento, você pode usar as mídias tradicionais.

Quais são as principais vantagens de anunciar na internet?

Existem muitas vantagens em fazer anúncios online do que anúncios nas mídias tradicionais. Veja quais são as principais vantagens e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Baixo custo de produção:

Uma das principais vantagens é que o custo de produção de um anúncio para a internet é muito mais barato. Empreendedores podem fazer vídeos com câmeras simples e ter um ótimo resultado.

Ou utilizar até mesmo ferramentas como o Canva para fazer artes para o seu anúncio. Estes são só alguns exemplos do que torna a internet acessível.

Baixo custo de investimento:

Além do baixo custo de produção, o investimento também é mais barato em relação às mídias tradicionais. Você pode criar anúncios através do Google Ads ou Facebook Ads, por exemplo.

Assim, você pode estipular quanto gastou e por quanto tempo. Já nas mídias tradicionais não há tanta flexibilidade.

Maior tempo de duração:

Outra vantagem bem interessante é o tempo que o anúncio na internet fica. Veja, mesmo que você crie um anúncio no Facebook por três dias, ele será vinculado 24 horas durante esses três dias.

Já nas mídias tradicionais, como no rádio e tv, a empresa fecha um ou alguns horários específicos. E algumas opções de horários são bem mais caras de acordo com a audiência.

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

Alcance:

Quando você lança uma campanha online, maior é o alcance do que nas mídias tradicionais. Como já dissemos, até mesmo pessoas de outros países podem conhecer sua marca.

Nas mídias tradicionais, se você compra um espaço para vincular campanha na televisão, um número limitado é alcançado. Supomos que uma marca compre um horário para vincular no intervalo de uma novela. Somente aqueles espectadores, que acessam o canal e assistem novela irão ver.

Resposta imediata:

Quando se anuncia na internet, a resposta de ação é mais rápida do que no meio tradicional. Através de anúncios, é possível colocar chamadas como “Clique Aqui”.

Esses tipos de chamadas possuem links que direcionam os usuários para uma página de vendas, ou o site da empresa. Assim, as chances de vendas tendem a aumentar.

Vale a pena investir na publicidade online no Brasil:

Já mencionamos que fazer anúncios pagos online é algo bem mais acessível. Só que aqui no Brasil, a publicidade online é muito mais barata do que em outros países.

Por isso, se você ainda estava na dúvida se vale a pena investir, saiba que a resposta é sim! E com certeza, você terá ótimos resultados se o seu planejamento for bem executado.

É possível fazer anúncios na internet de graça?

Quando se fala da melhor forma de anunciar na internet não nos limitamos a apenas anúncios pagos. Claro que o anúncio pago tem as suas vantagens, como uma maior alcance, por exemplo.

Porém, se você está com o orçamento curto, pode aproveitar as opções de anunciar sem pagar nada. Mas neste caso, você terá que usar e muito a sua criatividade. Calma, não é necessário burlar nada.

Você pode criar conteúdo que gere tráfego orgânico para o seu site ou loja. Se você tem um bom tráfego, você pode fazer anúncios na sua própria página e apresentar para o seu público.

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Você também pode criar posts que direcionam o seu público para efetuar uma venda. Contudo, para que isso dê certo, é preciso seguir algumas estratégias.

Uma delas é o funil de vendas, você pode criar conteúdo para:

  • Topo de funil;
  • meio de funil;
  • fundo de funil.

É no fundo de funil que você cria posts para realmente fazer vendas. Mas antes, você trabalhou conteúdos que atraiam e engajaram o seu público.

Além disso, dependendo do produto ou serviço que você trabalha, há outros meios de divulgação. Veja, você pode divulgar seus produtos em lugares como Mercado Livre, por exemplo.

Veja por que as mídias tradicionais ainda são relevantes

Você estar se perguntando: Por que as mídias tradicionais ainda são tão usadas pelas empresas? Veja, por mais que elas tenham perdido espaço para a internet, ainda possuem muita relevância para o mercado.

Veja, muitas pessoas ainda gostam de assistir o jornal pela televisão, principalmente o público acima dos 45 anos. E existem marcas que focam nesse público com essa faixa de idade.

E isso não significa que os meios tradicionais também não estão se reinventando. Por exemplo, você consegue fazer a assinatura de um jornal ou revista de forma online. Assim, você não precisa receber o jornal impresso, mas tem o acesso pelo tablet ou computador.

E acredite, os anúncios vão estar nessas páginas!

Então, as mídias tradicionais continuam sendo importantes porque ainda há público que consome essas mídias. Talvez, com o tempo, algumas dessas mídias tradicionais como conhecemos possam sumir. Afinal, a internet está cada vez mais presente no nosso cotidiano.

Enquanto isso não acontece, as mídias tradicionais vão continuar fazendo parte da publicidade!

Como identificar onde fazer os anúncios

Você sabe onde anunciar na internet? Esse é um dos principais pontos a serem definidos no seu planejamento de marketing digital. Qualquer erro pode fazer com que você acabe gastando mais do que o necessário.

Em primeiro lugar, você deve avaliar quem é o seu público, ou seja, quem é a sua persona. Tenha bem definido qual a idade, local onde mora, classe social entre outras informações.

Tela de um aparelho eletrônico

Descrição gerada automaticamente

Assim, você vai identificar em quais redes sociais o seu público está. Além disso, você também consegue segmentar o tipo de público nas ferramentas de anúncios. Por exemplo, no Google Ads você pode segmentar e ter uma campanha mais assertiva.

Se você faz várias campanhas sem saber onde está o seu público, menores são as chances de vender. Além disso, você acaba gastando mais do que o necessário.

Veja, nem sempre o gastar mais significa que a campanha está dando certo. Dentro do tráfego pago, o mais importante é poder gastar menos e ter mais resultados!

Você sabe como anunciar na internet?

Para quem está começando um negócio agora, começar a fazer anúncios na internet pode ser algo complexo. Mas conforme o tempo, você vai pegando o jeito e entendendo algumas coisas.

Você já viu que o primeiro passo é conhecer o seu público. E um ponto positivo de anunciar na internet é que você tem acesso a ferramentas que podem te ajudar.

Algumas ferramentas são bastante conhecidas, elas são:

  • Google Ads;
  • Facebook ads;
  • LinkedIn Ads;
  • Instagram Ads;
  • Entre outras.

Essas ferramentas são de acesso gratuito, mas ao fazer campanha você precisa investir um valor. Todas essas ferramentas oferecem tutoriais ensinando como fazer anúncios.

Por exemplo, no Google Ads os seus anúncios podem aparecer nos resultados de busca. Se você faz algum anúncio pago no Youtube, ele pode aparecer na lateral ou na parte inferior do vídeo.

Vale a pena pesquisar e conferir qual a melhor opção para a sua empresa!

Quando você deve começar a fazer anúncios do seu negócio na internet?

Você deve começar a anunciar na internet sempre que puder. Se o seu negócio está começando agora, certifique-se que tudo esteja bem estruturado.

Veja, de nada adianta a sua loja de roupas, se você ainda não tem um sistema de entrega bem estruturado. Assim, ao fazer várias vendas, você pode ter problemas com a entrega dos produtos.

Por isso, só comece a anunciar se você já tem tudo organizado. Você também deve começar a fazer anúncios justamente para sua empresa passar a ser conhecida.

Assim, fica mais fácil de sua empresa ter mais oportunidades de negócios e conseguir clientes.

Se você está na dúvida de como começar, conte com a ajuda de uma agência de marketing digital. Aqui na agência Âncora você pode contar com a nossa expertise para te ajudar a vender online.

Quer saber como podemos ajudar sua empresa crescer mais rápido?
WeCreativez WhatsApp Support
Especialista em Marketing
Eliomar
Online
WeCreativez WhatsApp Support
Especialista em Marketing
Jennifer
Online
Rolar para o topo