Onde é melhor anunciar a minha empresa, no Google Ads ou Facebook Ads?

Através do Google sua empresa pode passar a ser mais conhecida. Basta apenas que você consiga fazer alguns anúncios para o público te conhecer. Contudo, você também pode investir em anúncios no Facebook e achar um público mais específico.

Essas duas opções de plataformas geram uma dúvida muito grande. Afinal, qual delas é a melhor para se investir? Quais são seus principais benefícios e qual delas pode trazer um bom retorno?

Confira aqui neste artigo informações importantes sobre o Google Ads e Facebook Ads. Veja quais são as principais vantagens e desvantagens e em qual sua empresa deve investir. Confira!

Diagrama

Descrição gerada automaticamente

Entenda melhor o que é o Facebook Ads e o Google Ads

Em primeiro lugar, é preciso compreender melhor sobre essas duas plataformas. Tanto a plataforma do Google e do Facebook permitem que você faça anúncios pagos.

Essas duas ferramentas são muito utilizadas no marketing digital. Sendo assim, elas são muito importantes para o seu planejamento. Se você ainda não utiliza nenhuma das duas, com certeza está perdendo grandes oportunidades.

Antigamente o que conhecemos como Google Ads era conhecido como Google Adwords. Sabemos que o Google é um dos sites de busca mais utilizados no mundo. Por isso, essa ferramenta foi criada para que empresas pudessem aparecer mais no site do mecanismo de busca.

Sabe quando você pesquisa algo no Google e aparece alguns anúncios relacionados a pesquisa? É porque alguma empresa utilizou a ferramenta de anúncios.

A mesma coisa acontece com o Facebook. Há muito tempo que a rede social se tornou algo muito maior. As empresas estão cada vez mais presentes e criando vínculos com o público.

Imagem digital fictícia de personagem de desenho animado

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Por isso, se você também quer que sua empresa tenha mais visualizações, a rede social também é uma boa opção!

Olhando assim, podemos perceber que as duas ferramentas são muito importantes para um negócio. Porém, as duas precisam de investimento. Por isso, muitos ficam na dúvida qual delas dará o melhor retorno.

Sendo assim, a melhor forma de se tomar essa decisão é através do planejamento. Qualquer ação dentro da sua empresa sem o devido planejamento pode gerar graves consequências.

O planejamento envolve muita pesquisa e estudo de orçamento. Além disso, através da pesquisa você passa a conhecer quais são as vantagens e desvantagens das plataformas.

No tópico a seguir confira qual a diferença entre Google Ads e Facebook Ads.

Será que realmente existem diferenças entre o Google Ads e Facebook Ads?

Para te ajudar em sua pesquisa, selecionamos aqui algumas informações sobre as principais diferenças entre essas duas plataformas. Assim, você irá compreender melhor sobre a importância de cada uma.

Para isso, é preciso que nos aprofundamos mais sobre como cada ferramenta funciona.

Facebook Ads: como funciona

Através do Facebook é possível fazer anúncios patrocinados para um público mais segmentado. Então sua empresa pode aproveitar a grande audiência que existe na rede.

Você pode optar por fazer anúncios em diversos formatos que a ferramenta disponibiliza. Através disso, você pode determinar alguns objetivos, como:

  • Gerar leads;
  • Conseguir mais curtidas na sua página;
  • Encaminhar para o seu site;
  • Confirmação de presença em eventos.
  • Entre outros.

A forma de pagamentos dessa plataforma possui algumas semelhanças com a do Google Ads. Ao criar a sua campanha, você pode segmentar o público, escolhendo idade, sexo e interesses. Além disso, você pode definir se deseja que o anúncio seja visto em todo o Brasil ou só em algumas regiões.

Uma imagem contendo cama

Descrição gerada automaticamente

Através dessas escolhas a plataforma apresenta o valor de investimento necessário. Assim, você também escolhe por quanto tempo deseja que o anúncio seja vinculado.

Então, basicamente com os anúncios patrocinados sua empresa pode conseguir:

  • Reconhecimento de marca;
  • Envolvimento;
  • Conversões;
  • Alcance;
  • Tráfego.

Google Ads: como funciona

Através desta plataforma você também consegue segmentar o seu público e os anúncios aparecem no Google e outros pontos parceiros. Sua forma de pagamento é diferente.

Ao definir a sua campanha é necessário escolher como será o pagamento. Existem duas opções que são o CPC e o CPM.

CPC – Custo por clique

CPM – Custo por mil

Optando pelo CPC sua empresa só paga pelos cliques que os usuários fazem. Então supondo que um clique custe R$10,00 a cada 5 cliques sua empresa irá pagar R$50,00.

O CPM visa maiores visualizações, então, sua empresa irá pagar uma valor a cada mil impressões.

Trabalhando com essa plataforma, os seus anúncios podem aparecer nos seguintes pontos:

  • Youtube;
  • Rede de pesquisa;
  • Rede de Display;
  • Shopping do Google;
  • Aplicativos.

Veja quais são as vantagens e desvantagens do Google Ads

Outro ponto fundamental antes de escolher qual dessas ferramentas utilizar é saber quais são suas vantagens e desvantagens. Neste tópico vamos apresentar os pontos fortes e fracos da ferramenta do Google.

Vantagens:

Uma das principais vantagens sem dúvida é que esse é um dos maiores sites de mecanismos de busca. Então, quem está no Google geralmente já está procurando por algo.

Por isso é tão importante segmentar o público que você deseja que veja os seus anúncios.

Outra vantagem também é a opção de forma de pagamento. Quando você opta pelo CPC as chances de um possível cliente clicar são altas. Já se optar pelo CPM é ideal para quem está começando o negócio agora.

Diagrama

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Desvantagens:

Devido a concorrência em muitos mercados isso influencia com que os preços sejam mais altos. Ou seja, para fazer campanhas você precisará de um bom orçamento.

Além disso, quando acaba o dinheiro automaticamente acaba o seu anúncio. Sendo assim, o seu público não irá ver mais o anúncio até que você renove novamente.

Embora exista a opção de segmentar o seu público elas são um pouco limitadas. Então, há tanto o lado ruim como o bom dessa opção.

Veja quais são as vantagens e desvantagens do Facebook Ads

Agora vamos falar dos pontos negativos e positivos sobre a plataforma do Facebook Ads. 

Vantagens:

Quando se fala em vantagens dessa plataforma vale destacar a chance de atrair potenciais clientes. Esses potenciais clientes geralmente estão no estágio inicial de interesse de compra, então o anúncio facilita o processo.

Outra vantagem é que o anúncio aparece como “se não quisesse nada”, ou seja, a pessoa só está curtindo fotos. Porém, ao ver o anúncio, pode despertar o seu interesse.

Dessa forma, sua empresa tem uma maior facilidade de criar vínculo com o público desejado. Além disso, também tem a opção de segmentação que é menos limitada que a do Google.

Gráfico

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Desvantagens:

Existe algo negativo também em relação a segmentação da plataforma. Mesmo que você faça uma boa segmentação, há chances de que o usuário não esteja procurando por aquele assunto. 

Sendo assim, a taxa de cliques e das conversões podem ser menores. 

Outra desvantagem que poucos sabem é optar pelas “indicações” que a própria plataforma oferece. Neste caso, o Facebook pode vir com sugestões de segmentação e orçamento. Mas pode não oferecer um bom resultado!

Qual das duas ferramentas é a melhor opção para a sua empresa?

Você pode observar que qualquer uma das duas ferramentas possuem suas vantagens e desvantagens. Então, qual realmente é a melhor opção para o seu negócio?

Veja, se você investe em apenas uma plataforma está deixando de ganhar várias oportunidades na outra. Então, se você está se perguntando qual melhor Facebook Ads ou Google Ads a resposta é: as duas!

Podemos entender então que o Google é uma ferramenta de Intenção. Ou seja, o usuário tem a intenção de encontrar um produto ou serviço, por isso ele faz a busca.

Já o Facebook é uma ferramenta de atenção. Aqui você precisa fazer anúncios que chamam a atenção do público através de textos e/ou imagens.

Essas duas ferramentas são muito úteis e o segredo é combinar o que existe de melhor em cada uma delas. É por isso que empresas de sucesso investem em anúncios nas duas plataformas, porque elas se complementam!

Portanto, quando se fala em estratégia de marketing digital, você precisa pensar no planejamento. 

É preciso que você analise como usar as duas plataformas da melhor forma, sem estourar o seu orçamento. Como explicamos aqui, dá para se ter uma ideia em qual momento usar cada uma.

Por exemplo, com o Facebook você pode focar em campanhas de topo de funil e reconhecimento de marca. Já no Google Ads você pode direcionar os anúncios para um público que está mais adiantado no funil de vendas.

Por isso, o indicado é dividir o seu orçamento de mídia paga entre as plataformas. Utilizando essa estratégia, com certeza você terá ótimos resultados!

Bônus: Dicas para criar anúncios nessas plataformas

Antes de finalizarmos este artigo, vamos apresentar algumas dicas básicas para você começar a criar os seus anúncios. Afinal, não adianta investir muito dinheiro se você não sabe como direcionar esses anúncios. Veja quais são as dicas:

  • Tenha bem claro quem é a sua persona: Esse é um ponto muito importante. Você precisa saber quem é o público para qual você precisa falar e apresentar a sua empresa.
  • Crie anúncios que sejam claros e objetivos: Não faça promessas das quais não pode cumprir. Deixe claro para o público qual o objetivo.
  • CTA criativo: As chamadas para a ação são muito importantes, principalmente nas redes sociais. Seja criativo!
  • Faça testes: Para saber se um anúncio vai dar certo ou não é preciso fazer testes. Assim, você consegue entender quais tipos de anúncios funcionam melhor com o seu público.
  • Otimização de telas: Lembre-se que o anúncio pode ser visto em computadores, smartphones ou tablets. Pense no anúncio para todas essas telas.
  • Chame a atenção logo no início: o usuário precisa ter a atenção captada logo no início do anúncio. Então é preciso caprichar!

Enfim, essas são algumas dicas que podem parecer básicas, mas que fazem toda a diferença! Agora que você já as conhece, comece o seu planejamento de anúncios pagos!

Quer saber como podemos ajudar sua empresa crescer mais rápido?
WeCreativez WhatsApp Support
Especialista em Marketing
Eliomar
Online
WeCreativez WhatsApp Support
Especialista em Marketing
Jennifer
Online
Rolar para o topo