Por que é importante uma empresa ter presença nas redes sociais?

Não há dúvidas que as redes sociais têm um poder muito importante. É por isso que as empresas estão cada vez mais investindo nesse meio como parte do planejamento de marketing. Afinal, se você quer ter presença digital, você precisa ter uma boa estratégia.

As empresas perceberam o real poder quando anos atrás o Facebook surgiu e conquistou o público. A possibilidade de falar com várias pessoas do mundo e interagir com elas apresentando sua marca mudou a perspectiva. É como se a rede social fosse parte da vitrine.

Só que esse não é o único motivo. Neste artigo, vamos te apresentar a importância das redes sociais para a sua empresa. Conheça os principais motivos e como conquistar a presença digital da sua empresa.

Desenho de pessoa com a mão

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Como conquistar sua presença digital?

Se você quer que o seu negócio tenha sucesso, é preciso investir na presença digital da sua empresa. Mas como se consegue fazer isso? Um dos primeiros passos é ter um bom planejamento de marketing digital. E dentro deste planejamento, as redes sociais são fundamentais!

Quando falamos de rede social sabemos que é uma estrutura que é composta por pessoas e/ou organizações. Elas estão conectadas e compartilham objetivos e valores em comum. Dessa forma, as empresas entenderam como uma oportunidade de negócio.

Para uma empresa, essas redes funcionam apenas para compartilhar fotos, isso vai muito além. Atualmente, se você não está na internet, você não é relevante.

Por isso, as empresas investem cada vez mais para que possam ser conhecidas pelo seu público. Mas para isso, é preciso muita pesquisa e preparação para alcançar o objetivo desejado.

Qual o real valor das redes sociais para uma empresa?

Podemos dizer que o principal valor é poder conectar as pessoas. Imagine montar um negócio aqui no Brasil e poder ser conhecido em vários países? Não somente conhecido como também, poder vender para essas pessoas.

Forma, Círculo

Descrição gerada automaticamente

Esse é o real valor que as empresas perceberam ao começar usar as redes sociais. Como dissemos, é como se fosse um tipo de vitrine. Se alguém quer fechar negócio, antes, irá visitar os perfis que sua empresa tem na internet. E caso não encontre, isso pode ser um empecilho.

Essa é a importância das redes sociais nos dias de hoje! Mas isso não significa que você precisa estar em toda rede social que existe. Até porque, se você deixá-la abandonada, de nada adianta! Por isso, é preciso ter um planejamento!

Conheça os principais motivos para sua empresa estar nas redes sociais

Se você está montando um negócio já deve entender que é importante estar nas redes sociais. Mas quais são os principais motivos? Você pode falar com várias pessoas no país e no mundo. Contudo, será que é apenas isso?

A seguir, vamos apresentar alguns dos principais motivos para você trabalhar com as redes sociais, confira:

Reconhecimento da marca

Um dos principais motivos que todos já conhecem é poder ter o reconhecimento da sua marca. Se você está iniciando um negócio e quer que as pessoas conheçam, é preciso ter um perfil em alguma rede social ou várias.

Assim, o público que você deseja alcançar, passa a conhecer mais sobre o seu produto ou serviço oferecido. Além disso, eles também passam a conhecer mais sobre a identidade da sua empresa.

Estar em uma rede social não é só importante para uma empresa iniciante. Vemos grandes marcas e empresas utilizando essa estratégia, pois esse é um meio de falar não só com o público consumidor. Também existem os parceiros, fornecedores, governo que acompanha as redes.

Ser reconhecido no mundo digital é extremamente importante! Então, não deixe de construir o perfil da sua empresa!

Posicionamento orgânico através das redes sociais

Entre os motivos para uma empresa ingressar nas mídias sociais está a possibilidade de posicionamento orgânico. E o que isso significa?

As marcas estão sempre criando conteúdo de valor para seu público. Esse conteúdo pode ser através de imagens, textos, vídeos etc. Onde o objetivo pode variar, como por exemplo:

  • curtidas;
  • seguidores;
  • engajamento;
  • vendas;
  • entre outros.
Uma imagem contendo Diagrama

Descrição gerada automaticamente

Conforme as marcas vão gerando conteúdo de valor maior será o seu posicionamento orgânico. Ou seja, não precisam ficar limitadas a apenas investir em tráfego pago.

O posicionamento orgânico é através do que as pessoas buscam sem a necessidade de um anúncio. Então, essa é uma estratégia muito importante para as empresas. Principalmente para quem está começando o negócio agora.

Afinal, nem todas as empresas no começo possuem um bom orçamento para investir no tráfego pago!

Interação maior com o público

Outro motivo muito importante e que as empresas gostam bastante é a interação com o público. Quem não gosta de fazer uma postagem e ter bastante curtidas e comentários? Esse tipo de interação é muito importante para as empresas.

Através das postagens realizadas a empresa consegue fortalecer o vínculo com os clientes e fornecedores. Quanto mais esse fortalecimento ocorre, maior autoridade é gerada. Ou seja, mais confiança o seu público tem na sua empresa e no que você oferece!

Por isso, é tão importante não fazer postagens aleatórias, existe um planejamento por trás dessas postagens. Assim, é possível ter uma interação cada vez maior.

Veja, o objetivo dessas interações pode ter diversas finalidades para o negócio. Como gerar mais cliques no link da biografia, ter mais compartilhamentos ou até mesmo realizar vendas.

Aumento das vendas

As redes sociais têm um efeito viral, ou seja, as pessoas podem compartilhar o seu conteúdo. Sendo assim, as ofertas e promoções que sua empresa cria são facilmente difundidas. Consequentemente, você alcança um público muito maior.

Então há chances de suas vendas aumentarem de forma significativa. E através das redes sociais, você pode fazer isso de forma orgânica e paga.

E acredite, vale mais a pena investir nas redes sociais do que nos canais mais tradicionais. Por exemplo, você tem maiores chances de alcançar um bom público pela internet, do que investir em rádio.

Se você deseja investir em tráfego para alguma rede social, você pode escolher algumas opções, como:

  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • LinkedIn Ads;
  • Google Ads;
  • Entre outros.

Para que o seu negócio tenha boas vendas na internet é preciso conhecer bem a sua persona. Além disso, o conteúdo dos seus posts precisa respeitar a etapa de funil de vendas.

Monitorar e analisar

Quando se está presente em alguma rede social você consegue monitorar e até analisar menções sobre sua empresa. Isso é extremamente importante, pois, é possível acompanhar de forma mais rápida o que está acontecendo.

Por exemplo, um cliente ou vários clientes podem relatar no seu perfil do Twitter falhas no aplicativo da sua empresa. Assim, a equipe de TI pode ser acionada mais rapidamente e solucionar o problema.

Padrão do plano de fundo

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Existem vários exemplos de empresas que lançaram alguma campanha e que não foi bem vista pelo público. Dessa forma, elas puderam se retratar e até mesmo tirar a campanha do ar.

A mesma coisa acontece quando uma campanha dá certo. Através de ferramentas é possível acompanhar as menções positivas do público. Isso ajuda a empresa a ter um direcionamento melhor para as próximas ações.

Um exemplo de ferramenta de monitoramento de redes sociais é a mLabs, mas existem muitas outras.

Identificação de novas oportunidades

Existe um público muito diverso presente na internet e isso possibilita a identificação de novas oportunidades para o seu negócio. Por isso, é sempre bom estar atento com o que está acontecendo nas redes.

Entender o que as pessoas estão falando e buscar incorporar algo em seu negócio. Muitos produtos e serviços foram criados através da identificação de oportunidades registradas nas redes.

Outro bom motivo para a identificação de novas oportunidades é fazer um pré-teste. Pode ser de um lançamento de um novo produto ou até mesmo de uma nova marca.

Sendo assim, se você quer marcar presença no mundo digital, vale a pena investir em alguma rede social. É muito importante definir bem qual ou quais sua empresa irá usar.

E como já dissemos, isso é algo que não pode ser feito de forma aleatória.

Veja como definir em quais redes sociais sua empresa deve estar

Constantemente aparecem novas redes aparecendo na internet, por isso, as empresas precisam analisar onde está presente! Ou seja, isso não significa que para ter uma boa presença você deve ter um perfil em cada rede social.

Em primeiro lugar, é preciso ter bem definido quem é a sua persona. Às vezes, o tipo do seu público não está no Facebook, mas está no LinkedIn. Então, quando surge uma nova rede, você deve pensar:

“O meu público vai estar lá?” “O que essa rede pode oferecer de diferencial para a minha persona?”.

Uma imagem contendo Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

São perguntas que vão ajudar você a definir onde estar presente. Além disso, é preciso definir qual o tom de voz que será usado. Veja, a Netflix é um exemplo de um tom de voz mais jovem e descontraído, por exemplo.

Já outras empresas usam um tom mais formal, pois possuem um público mais maduro. Portanto, só use várias redes se for importante para o seu negócio!

Descubra que Facebook e Instagram não são as únicas opções

Agora que você já sabe o porquê sua empresa precisa estar nas redes sociais é preciso avaliar as opções. Atualmente, as principais que existem no mercado são o Facebook e Instagram. Ainda assim, o Instagram é considerado mais importante que o próprio Facebook.

Só que essas não são as únicas redes que sua empresa precisa estar. Claro, que é preciso avaliar a relevância de cada uma.

Por exemplo, se sua empresa é B2B, ou seja, de negócios para negócios, o LinkedIn é uma ótima escolha! Se o seu negócio é mais sobre artesanato, o Pinterest também é muito válido.

Portanto, pesquise bem e avalie quais são as melhores opções para o seu negócio!

Quer saber como podemos ajudar sua empresa crescer mais rápido?
WeCreativez WhatsApp Support
Especialista em Marketing
Eliomar
Online
WeCreativez WhatsApp Support
Especialista em Marketing
Jennifer
Online
Rolar para o topo